NOTÍCIAS

05/05/2021
XVII Fórum Internacional de Sepse 2021

A 17ª edição do Fórum será especial e por isso você precisa saber de todas as novidades! Separamos 3 para você ficar por dentro desta edição que será especial. Siga nosso perfil pois em breve falaremos sobre outras novidades!

#forumsepse2021 #ilas #sepse #sepsis


24/03/2021
A Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná não apoia o “tratamento precoce” estimulado por alguns profissionais de saúde.

Até o momento não há evidência científica que suporte o uso de medicações como: cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida, cochicina e azitromicina como tratamento precoce para o coronavírus. Algumas inclusive já sendo comprovadas como ineficazes no tratamento do coronavírus.

Essas medicações além de não atuarem contra o coronavírus possuem efeitos colaterais que podem ser graves. A SOTIPA, assim como a AMIB, segue diretrizes de tratamento pautadas na ciência, ética e na responsabilidade.


18/03/2021
Protocolo - Primeiro Atendimento de Pacientes com COVID-19

Clique no link abaixo para fazer o download do

PROTOCOLO - 1º ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19

Autores desse protocolo:
Francisco Beraldi de Magalhães
Jaime LuisLopes Rocha
ClóvisArns da Cunha

* Esse protocolo tem o respaldo da Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná e Sociedade Paranaense de Pediatria.


12/03/2021
Faça parte da Rede do Bem

Olá,

A SOTIPA, em conjunto com a SESA, está com uma proposta inovadora, humana e resolutiva de ajudar locais com dificuldade de condutas no paciente com COVID-19.

Sabemos que essa doença é extremamente grave, com manejo ventilatório difícil, comprometimento hemodinâmico sistêmico e muito desafiadora. Ela é de difícil manejo mesmo para profissionais que já estavam adaptados ao tratamento dos pacientes gravemente enfermos, imagina para profissionais que não estavam acostumados com pacientes desta gravidade e que hoje se encontram obrigados a tratar pessoas acometidas por esta doença.

Tivemos a ideia de poder ajudar com uma “visita” à distância, uma troca de informações por vídeo chamada ou algo assim. Acabamos nomeando esse projeto inicial de “Rede do bem” - que será a rede que ajudará a salvar vidas.

Tivemos a ideia de solicitar que médicos, enfermeiros e fisioterapeutas pudessem doar uma hora do seu dia de segunda a sexta adotando uma UTI pequena ou uma unidade de saúde com pacientes graves internados. Os profissionais poderiam “passar uma visita” em uma hora e ajudar de alguma forma o colega que está do outro lado da linha, que será sempre de profissão equivalente, ou seja, médico fala com médico, enfermeiro fala com enfermeiro e fisioterapeuta fala com fisioterapeuta, assim minimizamos os dilemas éticos.

Eu estive representando a SOTIPA em reunião na SESA, na última terça feira 09/03/21, para alinhar o pensamento e expor a nossa ideia que foi aceita de forma empolgante. Devemos finalizar o projeto, e descobrir a ferramenta de comunicação (ex. Zoom etc), após descobrir quantos profissionais estão dispostos a “adotar” um serviço e doar uma hora por dia para salvar vidas. A SOTIPA dará ciência ao CRMPR, Coren-PR e CREFITO-8.

E aí... você pode nos ajudar nesse desafio?
Pode fazer parte da “REDE DO BEM”?

Se sim mande um email para a sociedade (secretaria@sotipa.com.br ou sotipa@onda.com.br) ou um Whatsapp para mim 41-98833-3953.

Rafael Alexandre de Oliveira Deucher
Presidente da SOTIPA


11/03/2021
Rafael Deucher, presidente Sotipa, participou da reunião da Frente Parlamentar do Corona Virus.

Hoje representei a Associação de Medicina Intensiva do Paraná na reunião da FRENTE PARLAMENTAR DO CORONAVÍRUS convidado pelo Coordenador desta Deputado Michele Caputo.

Reunião produtiva, esclarecedora e pautada na ciência. A gravidade do COVID-19 é real assim como o colapso do sistema de saúde em nosso estado.

Novas variantes possivelmente sendo a maior responsável pelos novos casos, com possível maior gravidade, possível mai9or mortalidade e atingindo um número muito grande de jovens. Digo “possível” pois não temos estudos de todas as variantes que possam estar nos afligindo... melhor manter a cautela.

Cuidem-se pois o inimigo é poderoso, invisível e devastador!

Rafael Alexandre de Oliveira Deucher


hidea.com - agência web
Copyright © SOTIPA - todos os direitos reservados