14/06/2022
Nursing Activities Score (NAS) que em português significa Pontuação das Atividades de Enfermagem, é um instrumento para dimensionar a carga de trabalho na assistência de enfermagem aos pacientes críticos.
Este score é considerado a mensuração mais segura e confiável para identificar o tempo de trabalho da enfermagem em cuidados críticos.
Este instrumento foi validado em um estudo mundial em que participaram 99 UTI’s de 15 países. Esta pesquisa aconteceu de forma voluntária e o Brasil participou com sete unidades. Composto de 23 itens compreendido em sete categorias, a NAS avalia atividades básicas no cuidado ao paciente (monitorização e controles, higiene, medicação), suporte ventilatório, cardiovascular, renal, neurológico, metabólico e intervenções específicas (cuidados com os familiares e tarefas administrativas e gerenciais) totalizando 32 atividades. Estas atividades possuem pontuações que correspondem à porcentagem podendo chegar a 176,8%, sendo que a partir de 100% equivale a 01 profissional de enfermagem por paciente.
A NAS foi relacionada em pontuações, as quais correspondem ao tempo da assistência de enfermagem nas 24 horas. Para cada 01 ponto de NAS equivale a 14,4 minutos de assistência de enfermagem. O mais importante nesta pontuação é que, ao atingir 100% de NAS, o paciente passa a necessitar de um profissional de enfermagem exclusivo para as 24 horas.
A NAS vem sendo utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva brasileiras, desde 2013 quando a ABENTI e o Departamento de Enfermagem da AMIB, publicaram o Manual ao qual recomenta o uso em todas as Unidades de Terapias Intensivas.
Diversos estudos relacionados à carga de trabalho da enfermagem, vêm sendo publicados e discutidos mundialmente, devido a sua relação direta entre a qualidade da assistência, os custos hospitalares e ao adoecimento dos profissionais.
O dimensionamento e gestão de pessoas é fundamental para redução da carga de trabalho da enfermagem, a ferramenta NAS é considerada a mais efetiva ferramenta de gestão dos cuidados de enfermagem em Unidades Criticas, pois ela consegue correlacionar a gravidade do paciente com as atividades de enfermagem.
Você enfermeiro intensivista sabe utilizar a NAS?
Compartilhe essa publicação.
Nossa Missão
Congregar os profissionais intensivistas do Paraná.
Dr. Rafael Alexandre de Oliveira Deucher
Atual Presidente